segunda-feira, 30 de março de 2009

Amizade fortalecendo a Água&Floresta


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy


Olá!!! Meu posto hoje será bem emotivo! Já registrei neste espaço que as políticas para a Água&Floresta devem ser acompanhadas de ações, e que as parcerias são muito importantes. Nos dois últimos finais de semana, senti na pele o que é isso, e me emocionei, por isso gostaria de compartilhar rapidamente com vocês a alegria de termos instituições trabalhando em conjunto.


No dia 19/03 fui para Socorro, na região de Campinas, para participar do 2º módulo de um curso chamado "Germinar" (para explicar o programa precisaria de um outro post!), organizado pela Associação Ambientalista Copaíba. Conheci a Copaíba em 2003 (ou 2004, ó dúvida!), quando o Tiago Sartori, que hoje é diretor executivo da instituição, veio a Bauru participar do encontro da Rede de Ong's da Mata Atlântica. Depois disso, a relação Vidágua + Copaíba continuou acontecendo através dos coordenadores dos nossos viveiros, que participam de cursos juntos e trocam experiências por telefone e e-mail, fortalecendo assim ambas as instituições. Nessa ida à Socorro, visitei pela primeira vez o viveiro da Copaíba, e fiquei impressionada com a organização e dedicação da equipe!!!! Foi uma grande emoção para mim, e nem sei se o Tiago sabe disso (agora ele vai saber, porque vou mandar este post para ele). E não é só dele que tenho orgulho: tem a Ana Paula, a Flávia, a Viviane e mais uma galera que ajuda nos trabalhos!


Já no último sábado, tive o prazer de participar da inauguração da sede do Instituto Pró-Terra, de Jaú, outro grande parceiro nosso. Com início dos seus trabalhos em 1995, a equipe do Pró-Terra é extremamente qualificada (cheia de mestres e doutorandos) e tem conseguido aliar o meio ambiente à questão social através da inserção de trabalhadores rurais "órfãos" da cana em suas ações de reflorestamento, promovendo sua educação ambiental e requalificação profissional. Durante a inauguração, enquanto meu grande amigo Cecéu fazia a apresentação institucional, meus olhos se encheram de lágrimas várias vezes! O Pró-Terra é uma grande equipe: tem a Yanina (a argentina-uruguaia-gaúcha-italiana-espanhola!!!!), a Marina, o Isaltino, o Binhão, o Toni, o André, o JP, a Carô e mais um monte de amigos que colaboram!


Com as duas entidades, quero que nós do Vidágua aprendamos a elaborar nosso planejamento estratégico, tão importante para o fortalecimento e visão de nossa empreitada!


Relatei tudo isso para que vocês conheçam também essas organizações e entendam os motivos que me levam a ter tanto orgulho dessa galera idealista e extremamente profissional! Convido vocês para acessarem os sites: http://www.projetocopaiba.org.br/ e http://www.institutoproterra.org.br/.


Deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA pela amizade e pelo exemplo que vocês me dão!!!!


Até semana que vem!!!!


Um comentário:

João Gabriel (Socorro-SP) disse...

Concordo em genero número e grau com a Srta. Ivy.
As parcerias somam e fortalecem qualquer instituição.
Temos que ter a humildade de ajudar e nos deixar ser ajudados...
Parabéns pelo texto... parabéns pelas parcerias...
Bola pra frente e viva o vidágua... a copaíba... o instituto pró-terra... entre outros mais ou menos significativos...
Abraços...