segunda-feira, 9 de março de 2009

Ruralista x Ambientalista

Políticas para a preservação da Água&Floresta – Ivy

Olá! Depois de uma semana quentíssima, enfim chega a chuva na região de Bauru!!!! Mas, nem bem nos sentimos refrescados, surgem novidades que fazem “o circo pegar fogo”. Refiro-me à nova composição da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, que agora conta com .... ruralistas! É isso mesmo que você leu, RURALISTAS.

Apesar de soar pejorativo, esse é um termo largamente utilizado para definir deputados que têm em sua agenda parlamentar a defesa dos interesses do setor rural, mas dos grandes produtores e agrobusiness, e não da agricultura familiar, por exemplo. Nos últimos tempos, eles vêm ocupando espaços nas comissões que afetam os seus interesses, e o MEIO AMBIENTE, de acordo com palavras deste grupo de deputados, "atrapalha o desenvolvimento".



Como bem disse a senadora Marina Silva, em seu artigo de hoje no jornal Folha de São Paulo, é saudável que diferentes visões contribuam numa discussão, mas com essa visão desenvolvimentista, bem próxima ao que pregavam os miltares durante a ditadura, interesses que não trazem benefícios ao meio ambiente serão defendidos, afetando diretamente nossa Água&Floresta. Não podemos esquecer que é a agricultura que consome 70% da água doce disponível, e que em nome do desenvolvimento rural é defendida a redução da proteção do bioma Amazônia de 80 para 50% de sua vegetação nativa!

Estaremos ATENTOS! Fique você também!

Grande abraço!

Nenhum comentário: