segunda-feira, 2 de março de 2009

Comida e Água&Floresta!






Políticas para a preservação da Água&Floresta – Ivy

“1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo”. Uma musiquinha de comercial de supermercado, acompanhada de imagens de “promoções” de carnes e hortifrutis (todos em estado de degradação) são elementos de uma nova campanha do Instituto Akatu pelo consumo consciente.

Confesso que na primeira vez que eu assisti o comercial tive uma sensação horrorosa, pensando no mau gosto de se expor na televisão aqueles produtos estragados. Depois, comecei a pensar que aquilo acontecia na minha geladeira..... DESESPERO!!!!!! Eu acho que essa era a intenção da agência de publicidade e da Akatu, pois realmente nos faz parar e pensar.

Agora, o que isso tem a ver com as políticas para a preservação da Água&Floresta???? Vamos lá: 70% da água utilizada no Brasil vai para a agricultura. Pense nas frutas que compramos e não comemos, e começam a ficar amolecidas na fruteira até que as joguemos no lixo. Para que elas fossem produzidas, milhares de litros de água foram utilizados, toneladas de CO2 foram emitidas pelos diversos quilômetros rodados para o transporte desde a produção até o aterro sanitário, às vezes viajando até de avião!

A pecuária, então, é um dos atuais aceleradores do aquecimento global e da escassez da biodiversidade. “No Brasil, enquanto 45 milhões de pessoas têm acesso restrito à água, 45% da água doce é gasta na pecuária. Para produção de 1 kg de trigo são gastos 42 litros de água, para 1 kg de soja, cerca de 500 litros; para produção de 1 kg de carne são gastos até 15 mil litros de água”. Essas informações foram divulgadas durante o SoulVision Festival, em Altinópolis, no carnaval 2009, e fazem parte de um relatório da UNESCO sobre a água.

Pensem naquele churrasco suculento e a piscina ao lado. Para a criação de cada quilo do boizinho comido, uma piscina dessas é usada! Quer mais? Para este quilo de carne ser produzido, 10 mil metros quadrados de floresta são desmatados! Depois deste alto preço ao meio ambiente, você ainda pensa em jogar carne fora???

Sobre a carne, falarei mais em um próximo post, pois estou passando por uma experiência particular de provação (parei de comer carne na quarta-feira de cinzas, como teste, e espero resistir bravamente até a quaresma, pelo menos).

Nossas escolhas no supermercado estão recheadas de conteúdo ambiental (afinal, meio ambiente é vida!). Se você consumir produtos feitos próximo a onde mora, estará reduzindo as emissões de carbono na atmosfera e fortalecendo a produção regional. Ao reduzir o consumo de carne, também. Estará protegendo a Água&Floresta.

Veja no site da Akatu (http://www.akatu.org.br/) mais informações sobre a campanha. Espero que ela te toque como me tocou!

Grande abraço e ótima semana!
P.S.: Obrigada à Mirna e ao João Gabriel, meus amigos de "Germinar", que deram referências a este post!

Um comentário:

Saulo disse...

Nossa, esses dados são chocantes mesmo...

Mesmo o Brasil, sendo um país em desenvolvimento, ainda consegue desperdiçar uma quantidade incrível de alimentos por ano, mazela que se adiciona aos desgastes ambientais.

https://www.fao.org.br/vernoticias.asp?id_noticia=34
Esse link mostra os dados do desperdício e do grande esforço que é necessário pra combater isso.

Não sei se aqui no Brasil também ocorre, mas em países ricos podemos adicionar o fato de que alimentos excedentes vão para o oceano e em enormes quantidades. Além de desperdiçar, contaminam o ambiente marinho.
Eu li o outro dia que num ano recente os EUA, ao jogarem alimentos no oceano, tiveram um custo de quase 1 bilhão de dólares. Isso não é o preço dos produtos que eles estavam desperdiçando, isso é o preço para transportar os alimentos e jogá-los como lixo no mar.
Se existe vida inteligente nos observando perto da Terra, eles com certeza devem considerar essa humanidade absolutamente demente.

Aqui talvez deva acontecer o mesmo... afinal o brasileiro é tipicamente exagerado.
Exagerar é quase uma regra.
Ivy, esses dados são bastante expressivos... mostra que realmente uma coisa vai levando a outra sem a gente perceber!

Valeu pessoal!

abraços!