terça-feira, 12 de maio de 2009

Nós, a Água e a Floresta

Uma questão de equilíbrio.



Matei um pássaro no fim de semana! Não, não cometi um crime ambiental. Na realidade, a ave cometeu um “suicídio” ao voar contra o carro. É claro, fiquei muito triste e isto serviu para eu refletir sobre o equilíbrio ambiental e sua relação com as atividades humana, principalmente porque, uma semana antes, havia testemunhado a ação de um predador (animal), capturando sua presa e justifiquei sua atitude como sendo natural e necessária para um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Ao longo dos tempos, a pessoa humana vem alterando o meio ambiente. Depois de séculos usando e abusando dos recursos naturais, está acordando para os efeitos negativos das suas ações.
Este acordar está deixando as pessoas confusas: o que fazer, o que não fazer, como fazer, quando fazer?
No meio natural, os rios atravessam as florestas, servindo de abrigo e matando a sede dos animais, as plantas se alimentam do solo e servem de alimento aos animais que, em alguns casos, são alimentos de outros. Assim se faz o equilíbrio perfeito onde até tempestades e o fogo são bem-vindos.
Entre os humanos, há a quebra deste equilíbrio, quando espécies vegetais são cortadas e outras plantadas sem critério, quando se caçam e matam animais silvestres e criam-se outros sem controle, quando se modifica e contamina o solo, quando corpos d’água são desviados ou assoreados, quando se constroem cidades com suas fábricas, carros, poluição.
Integrante deste mundo civilizado, ao volante de um carro, eu não tinha como evitar a morte daquela ave. Mas algumas ações são possíveis e imprescindíveis para garantir o equilíbrio necessário e evitar que, antes de despertarmos completamente, mergulhemos num pesadelo sem fim.
Bem ou mal, ainda a única garantia que temos é o criar responsabilidades e fazer cumprir as leis ambientais.

Beijos!

Um comentário:

Angélica disse...

Pois é Maria Helena, Concordo 100% com você. O ser humano está deixando suas marcas no meio ambiente e essas marcas não se apagam mais. E sobre o pássaro, vamos pensar na Seleção Natural, um pássaro mais ágil e forte, conseguiria desviar, né tia? rs...