segunda-feira, 8 de junho de 2009

Avaliar é preciso!

Políticas pela preservação da Água&Floresta - Ivy

Olá, pessoal! Enfim foi encerrada a Semana do Meio Ambiente, com ações no mundo todo pró-ambiente! Em Bauru, Brotas e lá no Vale do Ribeira, especialmente em Registro, Iguape e na Juréia, o Vidágua desenvolveu ou participou de uma série de atividades com públicos variados, de diferentes origens e faixas etárias!

Agora o momento é de avaliar resultados e a eficiência dessas ações! A avaliação é fundamental para que possamos planejar novas ações e para que elas sejam cada vez mais aprimoradas! Nas políticas públicas, temos um histórico fraco de avaliações, o que, somado à competição político-partidária, dificulta verificar se os gestores estão no caminho certo.

Tenho algumas críticas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, mas em relação à avaliar resultados, o trabalho é sempre muito bom. Os inventários de resíduos sólidos, feitos desde 1997, por exemplo, fizeram com que a situação tivesse substancial melhora em todo o território. Para vocês terem uma idéia, no primeiro relatório apenas 22% dos resíduos produzidos no Estado estavam em acordo com as normas ambientais. No último relatório, publicado no final de maio, esse número era bem diferente: mais de 84% estava em acordo! Para acessar o relatório, basta clicar em "2008" no link http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/publicacoes.asp.

Me chamou a atenção o Relatório de Gestão publicado pela SMA recentemente, baseado nos 21 Projetos Estratégicos Ambientais. Ele está disponível no link http://www.ambiente.sp.gov.br/pdf/balanco21projetos2009.pdf e mostra de forma bem didática a situação de cada uma das 72 metas existentes no programa. É feita avaliação e dados os prazos estipulados para seu cumprimento.

É óbvio que papel aceita tudo, né? Mas ter informações nas mãos é o primeiro passo para tomarmos atitudes, cobrar de quem se deve e acompanhar os rumos da gestão ambiental no Brasil.

Grande abraço!

Nenhum comentário: