terça-feira, 9 de junho de 2009

Nós, a Água e a Floresta

Terminamos mais uma SIMAB (embora ainda tenhamos alguns eventos sendo realizados) e é hora de se fazer um balanço de tudo.
Evidentemente tivemos pontos positivos e negativos. Entre os pontos negativos, temos que salientar a pequena presença de público nos eventos. A que se deve isto? À falta de uma comunicação efetiva, ao desinteresse, à ignorância?
Pelo que pude perceber, nos eventos onde estive presente, a ignorância sobre as questões ambientais é inacreditável! Bem ou mal o assunto meio ambiente está frequentemente na televisão, jornais, rádios e outros meios de comunicação e é difícil entender tanta desinformação e descaso.
Bom, acho melhor falar dos pontos positivos. As poucas pessoas que participaram (sem serem obrigadas) dos eventos demonstraram entusiasmo e muito boa vontade em exercer aquilo que é uma obrigação cidadã: a responsabilidade ambiental. Muitas dessas pessoas mostraram bastante desinformação, mas uma vontade muito grande de fazer o certo.
Mas, o que mais me impressionou mesmo foi o Curta Ambiente. Creio que o entusiasmo dos estudantes tenha superado as expectativas não só do pessoal do Vidágua, mas também das escolas e dos demais parceiros. As crianças descobriram sua própria ignorância e a ignorância, associada ao descaso, da sociedade em geral e entenderam a importância de sua participação na obtenção de um planeta mais sustentável.
São respostas assim que me fazem acreditar que vale a pena continuar lutando. Cada resultado positivo tem muito mais força que várias batalhas perdidas. Aliás, vale muito mais que a promulgação de qualquer lei que, por melhor que seja, vai depender da aceitação da sociedade e de uma fiscalização eficaz, o que quase nunca acontece.
Estou muito ansiosa para ver os vídeos, mas, qualquer que seja o resultado, o meio ambiente saiu vitorioso.
Terminamos a SIMAB, mas nossa luta continua. A propósito, hoje tem um workshop na OAB, às 19 horas, sobre Arborização Urbana. Espero vocês.
Um grande abraço.

Nenhum comentário: