sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mais um motivo para plantar uma árvore

Dani em “Mitos e Meio Ambiente”
Nem é preciso falar que plantar árvores faz bem ao meio ambiente, mas que elas podem ajudar a diminuir a conta de luz no fim do mês é novidade! Além de todos os benefícios conhecidos, pesquisadores norte-americanos descobriram que plantar árvores ao lado das residências podem diminuir o consumo de energia, desde que sejam plantadas na posição correta (devem ficar posicionadas para oferecer sombra nos lados oeste e sul das residências).
Segundo o estudo, árvores plantadas nos lados oeste e sul diminuem a conta de eletricidade em até 5%. Se elas estiverem no lado leste não há qualquer efeito, no entanto, se as árvores forem plantadas no lado norte, elas podem até aumentar a conta de energia. Estatísticas demonstraram que os ganhos vão além da diminuição da conta de luz: o "custo de carbono" também é diminuído com o cultivo das árvores.
"Nós medimos o quanto essas árvores reduziram o carbono criado pela queima de combustíveis para produzir a eletricidade e descobrimos que as árvores também sequestraram uma quantidade equivalente de carbono, o que representa um benefício em dobro" afirma o pesquisador David Butry, do instituto NIST.
Se ainda não plantou nenhuma árvore, que tal plantar agora?!Motivos não faltam!
Texto baseado em artigo publicado no WWW.portaldomeioambiente.org.br

Nenhum comentário: