quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Água e Floresta na garrafa

Katarini em:
ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
Já perdi a conta...

De onde vem a água que você bebe? Da garrafa.
Se antes a resposta à esta pergunta era da torneira (o que já era excêntrico) agora água mudou de rumo e foi pra garrafa.
Uma matéria veiculada ontem no Estadão mostrou que o consumo de água engarrafada cresce 7% ao ano, muito mais que o consumo de vinho e de cerveja!!! , que fica em torno de 2% ao ano (pasmem).

O mais interessante é que tanto em SP capital, como aqui em Bauru, a água da torneira é própria para consumo, necessitando de cuidados básicos como uma simples filtragem... ou nem isso. Mas ninguém confia. Preferem dar crédito para a marca da garrafa, mesmo sabendo (ou não, e que fiquem sabendo aqui) que a extração prejudica os lençóis freáticos e a produção de plástico, material não renovável, cresce a 1,5 bilhoes de toneladas por ano...para você beber sua água na garrafa.

e tem ainda o fator econômico colocado pela matéria:
"...a água engarrafada custa até 10 mil vezes mais do que a de torneira. Por metro cúbico, a água engarrafada estaria sendo vendida a US$ 1 mil. Em alguns Estados norte-americanos, o metro cúbico de água de torneira potável não custa mais de US$ 0,50".

Confira a matéria na integra e tome suas conclusões
http://www.estado.com.br/editorias/2008/08/26/ger-1.93.7.20080826.3.1.xml

mas, pense: Você sabe realmente de onde vem a água que você consome?

forte abraço e ótima semana...aguardando a floresta ser engarrafada

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei essa informação!!! Lógico que eu sabia que na garrafa a água custa mais, mas não sabia que tanto mais. Valeu pela dica!

Janaina Lompa