quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Vidágua, ciência, tecnologia, informação

ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
uau! post 8, 2 meses

Durante esta semana, estou participando de um congresso da área de comunicação, o Ulepicc, denominado com o nome chiquérrimo de "Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura". E pela primeira vez vou apresentar um artigo representando o Vidágua, sempre me colocam como representante da Unesp que é a Universidade a qual estou vinculada, mas desta vez avançamos, e vou trazer à tona as discussões enquanto terceiro setor. Mais uma prova que instituições, em especial ambientalistas, estão adquirindo status científico, e com isso, se estabelecendo como fontes de informação fidedignas.

No artigo, eu discuto um pouco do que já postei aqui no blog que é a expressão dos movimentos ambientais na contemporaneidade, me focando na apropriação das novas tecnologias da informação. O artigo propõe a reflexão sobre as novas formas de comunicação da sociedade organizada, partindo do estudo de caso do Instituto Ambiental Vidágua, que utiliza a mídia digital como o principal instrumento para difundir e minimizar as problemáticas socioambientais. São os sites que mantemos, comunicação por email, participação em redes, boletins virtuais e agora o blog.

No breve exemplo, com dados quantitativos e descrições do trabalho de comunicação não é possível alcançar a dimensão das ações que realizamos há 14 anos. O resultado da atuação não pode ser mensurado, mas sim evidenciado pela legitimidade que a organização adquiriu ao longo dos anos e pela interatividade e respeito que mantém entre seus públicos.

Grupos, entidades, movimentos sociais mostram-se como importantes agentes, atuando incisivamente na construção de uma sociedade do conhecimento mais democrática e participativa, com um tipo de comunicação mobilizadora, educativa e cidadã. É justamente esta comunicação que pode, mesmo que timidamente, gerar mudanças e auxiliar no desenvolvimento socioambiental (ou pelo menos buscar isso)

Quer conferir o artigo na integra?
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/soac/papers/e21218a6de679ea3b15cf7d5e6f2.rtf
quem tiver interesse estou aberta para discuti-lo melhor

Obs: a propósito do anúncio da Água e Floresta, estamos quase lá. Eu mando notícias por aqui

Nenhum comentário: