segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Celebrar o saneamento!!!


Políticas para a preservação da Água&Floresta – Ivy

Com o calor que faz em Bauru, não queria FALAR de água, gostaria de estar SUBMERSA nela!!!!! Já que não é possível, vamos voltar à realidade, né? Recebi um e-mail semana passada de um evento com um título um tanto diferente: Celebração do Ano Internacional do Saneamento – CAIS (cartaz acima – www.cais2008.com.br).

Pois é, o saneamento deve sim ser celebrado e ele tem tudo a ver com nossa Água&Floresta! Vocês sabiam que aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas (980 milhões CRIANÇAS!!!!) não têm acesso ao saneamento???? Isto quer dizer que não consomem água potável, vivem em condições inexistentes de higiene e estão a mercê de doenças, muitas vezes fatais. Gente, é um terço da população mundial!!!!! Para cada pessoa que desfruta de sua descarga, que pode tomar água limpa (imagina ficar sem nesse calor!!!) e que não tem esgoto correndo na porta de sua casa, existem 3 pessoas que não sabem o que é isso!!!

Nosso país, em 2004, registrou 25% de sua população nessas condições. Ou seja, 45 milhões de pessoas. É MUITA GENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vamos pensar na realidade de Bauru! Com quase 400 mil habitantes (número que com certeza é alcançado durante o horário comercial) esta cidade não dispõe de tratamento de esgoto. Há pouco tempo iniciou o “afastamento” desses dejetos através de interceptores. Sabem o que vai acontecer enquanto não tivermos a famosa estação de tratamento(prevista para 2013)? Vamos pagar por isso!!!! No próximo ano terá início uma tarifa chamada “cobrança pelo uso da água”. Na verdade é um valor irrisório se considerado individualmente (tipo R$10,00/ano), mas que quando somado no âmbito de uma bacia hidrográfica é alto. Detalhe: quem polui mais, paga mais.

Ter um saneamento ambiental adequado, de acordo com a legislação brasileira, é ter um abastecimento de água com qualidade, coletar e tratar os esgotos, ter um manejo adequado dos resíduos sólidos e dar destinação às águas pluviais. O município onde você mora faz tudo isso???? CELEBRE!!!! Não faz???? MOBILIZE-SE!!!!!

Beijo grande!!!!!

3 comentários:

Ani Almeida disse...

Puxa...me sinto muito privilegiada depois deste post!!!

Para clarear mais a gravidade do Problema, a Rede Record está fazendo uma série de reportagens sobre o assunto.

Elas vão ao ar esta semana, durante o Jornal da Record e estão bem interessantes...se puderem, acompanhem.

bjos
PS.: Ivy, valeu pelas imfirmações, um ótimo post! ^^

ELSON TEIXEIRA CARDOSO disse...

ÁGUA

(A Ivy Wiens)

Na água está a vida,
o sangue transparente
que brota da terra.

A água é o sumo da vida,
o líquido vital à existência
de todos que respiram.

A água é a alma da vida,
a essência líquida que refesca,
a força total que borbulha.

A água, germinando na terra,
frutificando nos rios,
multiplicando-se nos mares.

A água, evaporando no céu,
renascendo nas chuvas,
brotando na terra.

A água, enferrujada pelo homem,
líquido escuro, sem vida,
luto da terra.

A água, clamando por socorro,
voz permanente no horizonte,
necessidade insubstituível.

Ivy Wiens disse...

Valeu pelos comentários, Ani e Elson (que aliás comenta poeticamente!).

Até semana q vem!