quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O papel das visitas monitoradas em EA

Água e Floresta, que educação é esta? - Ivan

Hoje vou falar sobre a atividade que vou desenvolver com o grupo de alunos que estão cursando "formação e EA" aqui pelo vidágua. é um grupo bem diverso, em gênero, faixa etária e formação, isso facilita o trabalho, quando se trata de trabalhos em EA.

Nossa visita hoje, (se o tempo deixar.... está previsto chuva na tarde de hoje) iremos para a Estação Ecológica Sebastião Luiz Aleixo da Silva (também conhecida como mata do estado), fica as margens da rodovia Bauru-Iacanga, antes de chegar no acesso para o aeroporto. É uma área com 200 hectares de floresta estacional semidecídua, com sub-áreas implantadas pelo Sr. José Carlos Nogueira Bolinger (mais conhecido como Zé do Mato)... aliás, e é uma das pessoas que conhece bem a Estação, juntamente com o Sr. Adolfo, que inclusive irá nos acompanhar na visita.

A utilização de monitores que detém amplamente o assunto que podeá ser abordado em monitorias ambientais é justamente o ponto que gostaria de enfatizar hoje. É comum em locais onde o turismo ambiental é explorado, as agencias oferecerem guias, monitores, instrutores para acompanhar nas visitas, porém, não é comum utilizarem pessoas que "são do próprio local" ou que conhecem plenamente as características do local. Uma vez utillizaqndo essas pessoas que desconhecem as características, todo o trabalho pode ser perdido, pela carência de informações reais.

Ao contrário da situação anterior, uma vez utilizando monitores capacitados para desenvolver a monitoria, todas as informações do local visitado, inclusive aspectos históricos, culturais, sociais e também os ambientais, podem ser abordados de forma mais consistente.

Como Frenet, a possibilidade de aprender através da vivência, possibilita aos alunos exercitar os sentidos, coisa que em sala de aula é difícil de trabalhar, e quando se trabalha com as emoções e com os sentidos, a absorção das informações prestadas é muito mais evidente e posteriormente praticada.

Para a educação ambiental o que importa é a "mudança de atitude" em relação a determinados fatos, e a vivência é uma das ferramentas que possibilita essa mudança.

Até semana que vem,

Abs,

Ivan

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