quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sem planejamento não dá!!!

Vidágua e Floresta, que educação é esta? - Ivan

Aproveitando o curso de EA que vou proferir daqui a pouco...
Hoje gostaria de comentar sobre um tema bastante aplicado nos dias atuais... Projeto!
Para que tenhamos sucesso em determinadas ações, sempre, ou na maioria das vezes, estará por trás um projeto. Temos vários tipos de projetos: pequenos, grandes, ou locais, regionais, ou pontuais, permanentes, enfim... cada um com suas características próprias... porém o que é comum nos projetos, é a "situação problema" e os meios de tentar resolver ou equacionar o "problema". é justamente para isso que servem os projetos.

Como trabalho numa ong, usamos desse artifício para desenvolver nossas atividades, ou seja, diagnosticamos um problema, elaboramos um projeto, encaminhamos a algum agente financiador e posteriormente desenvolvemos o projeto.

Uma das etapas mais importantes sobre esse tema, está justamente na primeira e últimas etapas, ou seja, na fase inicial.... diagnosticar o problema e posteriormente na sua avaliação, que nada mais é que verificar se aquilo que foi feito, realmente resolveu o problema, ou só amenizou.

Enfim, seja qual for o "problema", o que quero deixar aqui hoje, é que precisamos nos planejar, antes de tomar qualquer atitude, quando estamos pensando em resolver algum tipo de situação. A primeira dica que dou, é... antes de mais nada, verifique se aquilo que vc se propõe a fazer, já não existe, pois assim estará propondo coisas novas!!!!

é para isso que servem os projetos!!! e vc já participou de algum, já elaborou algum?

Abs,
e até a semana que vem.

Nenhum comentário: