quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Tipos de EA

Água e Floresta, que educação é esta? - Ivan

Hoje vou falar um pouco dos tipos de EA praticados no Brasil. A literatura divide a aplicação da EA em três formas: EA Formal, EA Não Formal e EA Informal.

Pois bem, temos na EA Formal, as atividades desenvolvidas em instituições formais de ensino, ou seja, creches, nas escolas, nas universidades ou em qualquer outra instituição, desde que reconhecida pelo MEC. No ensino Formal de EA as atividades podem ocorrer tanto no espaço escolar (sala de aula) como fora dele (em locais que possibilitam a prática escolar, como por exemplo: jardins botânicos, Zoológicos, aterros sanitários, enfim, onde pode-se abordar temas relacionados ao meio ambiente, dentro de um programa formal escolar. A EA Formal deve conter planejamento, cronograma e deverá estar incluído no currículo escolar.

Já na EA não formal, as atividades são desenvolvidas por instituições que não fazem parte das instituições formais do ensino, ou seja, podem ser desenvolvidas por ONGs, clubes, empresas, associações e estas por sua vez podem utilizar de espaços formais (salas de aula) ou de espaços não formais, como o exemplo citado acima. Para se praticar ou desenvolver atividades no ensino não formal não é necessário que os temas ou assuntos estejam incluídos dentro de currículos escolares, mas é de extrema importância que as ações sejam planejadas e organizadas para o bom desenvolvimento das atividades.

Por fim, temos a EA informal, que é praticada nos meios de comunicação em geral, ou seja, internet, rádio, jornais, revistas, etc... esta EA atinge um público maior, mas de uma forma indireta, pois não é sabido qual o público alvo específico e não restringe as faixas etárias, diferente das EA formal e não formal, que trabalham com públicos definidos.

O que vale ressaltar, que independente de qual meio a EA chega até o cidadão, esta sim, deverá ser desenvolvida e praticada por todos, independente do local também, pois somente através dessas ações, voltadas para a preservação, conservação e uso racional dos recursos naturais é que poderemos atingir uma melhora na qualidade de vida da nossa e das futuras gerações.

Abs, e até semana que vem...

Na prática

Nenhum comentário: