segunda-feira, 6 de outubro de 2008

INTERAÇÃO!


Políticas para preservação da Água&Floresta - Ivy

Olá, pessoal! Fico muito feliz em ver quatro relações públicas num blog ambiental (eu, Camis, Ani e agora Saulo). Isso mostra uma coisa interessante: a importância da interdisciplinaridade! Quando profissionais de diferentes áreas interagem, o resultado de discussões, projetos e ações pode se tornar muito rico.

Isso se aplica também às políticas. Como eu já falei aqui no blog algumas vezes, não vemos essa interação nas políticas ambientais. Em todas as esferas de poder, predominantemente no Governo Federal, o que vemos é uma série de técnicos/burocratas que não conseguem se entender com outros técnicos/burocratas, dificultando assim a vida das pessoas.

Nesta segunda-feira estarei em São Carlos para uma palestra na Semana de Engenharia Ambiental, na Universidade de São Paulo (www.eesc.usp.br/sea), uma Relações Públicas num evento de Engenharia falando sobre gestão ambiental e terceiro setor. Essa é uma experiência RICA pela diversidade, e é sobre isso que estou falando neste post. Precisamos sair da "mesmice" e tentar inovar através das trocas! As políticas também poderiam ser bem melhores se respeitássemos as diferentes opiniões e se conseguíssemos entender toda a complexidade da vida, dos ecossistemas e das relações humanas sob o ponto de vista de diferentes profissionais. Fica aqui o meu convite para cada um de vocês refletirem sobre isso e abrirem suas cabeças, para conseguirmos ser flexíveis.

Grande abraço!

Nenhum comentário: