quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ta chegando a Hora

Vidágua e Floresta, que educação é esta? - Ivan

O horário eleitoral "gratuíto" acabou, não pode mais ser vinculado nos meios de comunicação. Seus candidatos, tanto a vereador como a prefeito, tiveram tempo o suficiente para explanar suas idéias, propostas, programas, enfim, o que pretendem fazer caso sejam eleitos, mas uma das questões mais importantes, se não a mais importante, não foi apresentado por nenhum candidato, que é o como vão fazer!!!

Como devemos então agir nesse dia 05/10? Em quem devemos dar nosso voto de confiança, digo confiança porque é justamente essa palavra que deve resumir nossa intenção/desejo de votar. Temos que confiar nos candidatos que apresentaram suas propostas e acreditar que tudo aquilo que foi falado vai ocorrer de fato, mas a história não mostra que isso aconteça realmente, pois quando se está de fora do governo as pessoas (candidatos) agem de certa maneira, geralmente mais crítica, mas quando se assume o governo (independente do poder que atua - executivo, legislativo ou judiciário) a "coisa" muda de figura e as vezes até de "cara".

Uma das formas mais comuns de saber em quem as pessoas votam, se não a mais comum, é por questão de afinidade com o tema, ou seja, se trabalham no setor industrial, votam em quem defende a categoria, se trabalham como educadores... e assim por diante. Mas será que essa é a maneira mais "correta" de votarmos? Será que ao agirmos dessa maneira não estaremos "desmerecendo" o geral e/ou o coletivo? Mais uma vez se formos então à procura desse candidato que "tente" de uma forma ou de outra abranger o todo, ficamos sem opção.

Outra forma de percebermos em quem as pessoas votam, é através da proximidade afetiva, ou seja, ser um parente, amigo, etc... e mais uma vez caímos nos problemas relatados acima.

Então, como devemos praticar nossa cidadania nesse domingo? Talvez unindo as duas formas apresentada acima seja uma das maneiras "menos" equivocadas, pois se torna mais fácil a cobrança das ações propostas pelos candidatos.

Independente do critério que utilizamos para a escolha dos nossas representantes, sejamos ao menos conscientes daquilo que iremos fazer no domingo próximo.

Boa escolha e uma ótima cobrança após votar!!!

Abs,

Nenhum comentário: