quarta-feira, 4 de março de 2009

Alerta necessário

Sentindo os efeitos do aquecimento global...

Como coloquei no post abaixo, o Vidágua está participando da Hora do Planeta. É um ato simbólico, que pede apenas para apagarmos as luzes por instantes, mas que pode sinalizar para verdadeira intenção e mobilização dos cidadãos. Se realmente estamos dispostos a nos engajar e mudar. E podemos começar por atos simples, respeitando nossas águas e florestas, não?

A prática deve estar no consumo consciente. Como a Ivy colocou em seu último post, e inteligentemente a Akatu centra sua campanha, o desperdício de alimentos é inadmissível, é uma grave afronta a água e floresta e a toda uma desigualdade social na qual estamos inseridos. E justamente esta semana foi publicado um relato interessante no Jornal do Meio Ambiente (http://www.rebia.org.br/) sobre a pegada ecológica de famílias em diferentes partes do mundo, a partir do quanto consomem em alimentos. O paradoxo pode ser conferido pelas fotos.

É impossível acreditar como uma família de 4 pessoas pode gastar mais de 500 dólares por semana em comida, assim como também é inaceitável que se viva com pouco mais de 1 dólar no mesmo período. Mas são as realidades que encontramos. Vale a pena reproduzir:

Alemanha: Família Melander de Bargteheide. Despesa com alimentação em 1 semana: 375..39 Euros / $500.07 dólares

Estados Unidos da América: Família Revis da Carolina do Norte. Despesa com alimentação em 1 semana: $341.98 dolares

Italia: Família Manzo da Secília. Despesa com alimentação em 1 semana: 214.36 Euros / $260.11 dolares

México: Família Casales de Cuernavaca. Despesa com alimentação em 1 semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares

Polónia: Família Sobczynscy de Konstancin-Jeziorna. Despesa com alimentação em 1 semana: 582.48 Zlotys / $151..27 dólares

Egito: Família Ahmed do Cairo. Despesa com alimentação em 1 semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares

Equador: Família Ayme de Tingo. Despesa com alimentação em 1 semana: $31.55 dólares

Butão: Família Namgay da vila de Shingkhey. Despesa com alimentação em 1 semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares
Chade: Família Aboubakar do campo de refugiados de Breidjing. Despesa com alimentação por semana: 685 Francos / $1.23 dólares

As fotos das famílias exibindo a exuberância ou a miséria podem ser conferidas em www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2009/marco/02/10.asp

Onde está o erro? nas desigualdades? na falta de consciência social e ambiental? na loteria do nascimento?

Vamos começar por aqui. E você o quanto consome?
Forte abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

É realmente inadmissível. Mas se calcularmos bem, nós, brasileiros de classe média não ficamos muito abaixo do consumo da família alemã.

é a triste desigualdade que também é calo dos problemas ambientais. Desde 72 já se vêm discutindo a pobreza e a riqueza como extremos da degradação ambiental e por enquanto, nada se concluiu. Ao menos estamos refletindo.

abs Tadeu.

Anônimo disse...

Informações relevantes, triste realidade, paradoxo inadmissível. Parabéns pelo post, pela reflexão!!!

Anita Melques