quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Farra do Boi

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade

Morrendo de Frio....e não é só na barriga!

Estamos na semana do meio ambiente, cheios de atividades como a Ivy bem comentou. Estava até agora há pouco editando os documentários produzidos pelos alunos participantes do Concurso Curta Ambiente, e surpresas vem aí! Aproveito para destacar o evento de amanhã:a mesa redonda do Curta Ambiente! Será o momento dos alunos discutirem o que viram na produção dos vídeos, fazer suas críticas, colocar dúvidas e sugestões. O evento é aberto aos interessados, a partir das 19h no SESC/Bauru. Mais informações sobre o concurso: http://www.vidagua.org.br/

Mas o papo hoje é outro. Acho que já comentei por aqui que o principal motivo pelo qual não como carne há quase 5 anos é por conta da degradação provocada pela pecuária no Brasil, desmatamento de áreas nativas para pastos, consequente destruição da biodiversidade e contribuição para o aquecimento global. Pois é, mas esta minha opção caiu por terra ontem quando o Greenpeace divulgou o relatório"A Farra do Boi na Amazônia", que mostra que grandes empresas, da qual a maioria eu sou consumidora, não tem esta preocupação e consomem, sem preocupação, matéria prima da Amazônia, fruto de grandes desmatamentos e degradação da floresta.

"Marcas reconhecidas mundialmente, como Nike, Adidas, Timberland, Unilever e Carrefour parecem acreditar que seus produtos excluem matéria-prima da Amazônia. A investigação do Greenpeace expõe pela primeira vez como o consumo leviano de matéria-prima está alimentando o desmatamento e, consequentemente, o aquecimento global", informa o Greenpeace em seu site: http://www.greenpeace.org.br/. Quer um exemplo? O relatório informa que a Bertin é a maior exportadora de couro (obviamente retirado de maneira predatória e irregular) para a China (local que definitivamente não respeita o trabalhador e sequer conta com leis de proteção) e é lá que são produzidos, a baixo custo, para nos vender com preço elevado e muitas vezes com a aura de responsabilidade social e ambiental, os tênis NIKE, REEBOK e ADIDAS!

Isso pode nem ser tanta novidade, não podemos esperar responsabilidade de grandes multinacionais que só visam lucro, mas a informação assim, confirmada, comprovada e desvelada é um tapa na cara!

Em todo o caso, conheça as marcas e como elas nos enganam: http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/gado/marcas
Ou exigimos responsabildade ou temos que conscientemente pregar um boicote geral!

Bom, também não preciso dizer que a reflexão sobre a questão ambiental não deve ser o foco apenas esta semana, né? Em todo o caso: Feliz restinho de Semana do Meio Ambiente a todos!

2 comentários:

Maria Helena disse...

Lendo o post da Katarini, lembrei-me do livro “A Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, sobre os problemas do DDT (pesticida), que foi escrito em 1962 e representa um marco dos movimentos ambientais.
O homem moderno adora as “criações” humanas e, dificilmente, pensa nas conseqüências. É mais ou menos assim: se tem uma “dor de cabeça”, busca um “analgésico”, sem pensar como ele apareceu e o que pode causar; se quer um calçado novo, vai até a loja e que se dane a procedência da matéria prima.
Por mais que estudemos as questões ambientais, haverá sempre algo novo a ser aprendido. Medidas radicais (deixar de comer carne, por exemplo) estão longe de ser o melhor caminho. Temos que buscar o equilíbrio. É apaixonante, mas quem falou que é fácil e divertido?
É isto aí, Katarini.
Maria Helena

Fernanda Abra disse...

Poxa, como é que pode, ne?
Coisas que usamos diariamente, roupas, tênis, coisas que comemos, lugares onde compramos - TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS NA MÁFIA DA FARRA DO BOI AMAZÔNICO!
Direta ou indiretamente todos nós contribuimos para uma degradação ambiental ultrajante e na maioria das vezes nem nos damos conta disso!
Parabéns ao relatório excelente do greenpeace e que possamos nos adequar às outras marcar e boicotar aquelas que nos enganam!
Parabéns Kati pelo post!