quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ainda sobre comunicação e meio ambiente

ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
Aiaiaia Parte 5: ainda sobre comunicação. O que definitivamente não quer dizer nada...

Esta é minha especialidade. Comunicação. Comunicação Social. Comunicação Midiática, e agora, Comunicação para Água e Floresta.

Comentei no post passado os instrumentos que o Vidágua utiliza para se comunicar com seus públicos: a internet, é a principal, que proporciona atingir um publico irrestrito, além de otimizar recursos e ser ambientalmente mais correta (não precisamos ficar imprimindo boletins, folders, comunicados). O fato é que o Vidágua soube utilizar as ferramentas comunicacionais e aproveitar os espaços tecnológicos para legitimar e ampliar sua atuação e estamos expandindo... O Blog, por exemplo, propicia maior interação permitindo postagens diferenciadas, participação ativa dos internautas, e comentários pessoais dos profissionais da instituição.

E a internet oferece ainda muito mais, como manifestos virtuais, abaixo assinados, ciberativismo, os podcasts e até TV na internet. (Já deu pra perceber que sou uma entusiasta das novas tecnologias? novas?) Aproveito para indicar aqui um blog de um projeto que a Lydia (que foi uma excelente estagiária aqui no Vidágua) participa: www.sotaquesdobrasil.blogspot.com. Eles colocam os docs no ar na net pelo Fiz TV (outro projeto tb muito interessante!)

Mas... Em meio a enxurrada de ferramentais tecnológicas, desenvolvemos também um programa radiofônico com a temática ambiental, o “Atitude”. O rádio sempre vai ter suas vantagens: é um veiculo muito abrangente e que atinge diversas faixas etárias, permite mobilidade, (e pode ser transportado para internet – está no blog à direita e no site do Vidágua) O programa é uma parceria do Vidágua com a Unesp FM , veiculado com o objetivo de disseminar a questão ambiental de forma abrangente e responsável, tratando os programas por séries.

O nome do programa, “Atitude”, conota não apenas a reflexão, mas também a mobilização e comprometimento (é isto que o programa busca!) Para a produção, são realizadas entrevistas com os especialistas do próprio Instituto Vidágua, do Departamento de Ciências Biológicas da Unesp, e também especialistas de órgãos públicos ambientais, a fim de explicar o funcionamento das políticas ambientais na prática.

E aproveito para comunicar que nas próximas semanas vamos iniciar no "Atitude" um tema muito interessante: Construção e arquitetura sustentável. Mais do que informar sobre a questão ambiental, o programa tem a intenção de contribuir para o conhecimento da realidade ambiental, mostrando a situação dos recursos naturais e as iniciativas locais.

Quer ouvir? Confira no site do Vidágua. E quem for de Bauru e região é só sintonizar na Unesp FM - 105,7MHZ, às segunda, quartas e sextas – 9h30,14h30 e 21h30.

Fiz uma bela propaganda não? Ainda temos muito a falar sobre os instrumentos de difusão das questões ambientais, afinal informação vale ouro.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário: