quinta-feira, 31 de julho de 2008

Educação através da mídia!!!

Água e floresta, que educação é esta? - Ivan

Acho que vou ter que entrar na área de ação da Katarini hoje...(com licença kat).

Hoje quase 100% das moradias brasileiras possuem um televisor, certo? ou algum outro equipamento eletrônico que possa oferecer informações ao dono desse equipamento (rádio por exemplo). Pois bem, temos duas formas de oferecer informações através da TV, uma através dos canais abertos (a maioria absoluta da população brasileira utiliza esse meio) e outra, os canais fechados (uma pequena parcela da população que usufrui dessa ferramenta). Vamos falar somente da TV nesse momento, ok?

Muito se discute os conteúdos que esses canais, através de suas emissoras oferecem a população, e é justamente aqui que eu faço minhas colocações. Você já parou para pensar o que você tem visto todos os dias na TV? Você já se questionou, o quanto essas informações contribuem ou não com o processo de educação sua e de seus familiares? Você assiste um programa por simples hobby ou para extrair dele algo de bom, ou útil para sua vida? Quais são os programas ou canais que você costuma ver com maior freqüência? Enfim, você já parou para pensar que tudo o que fazemos, consumimos, e dialogamos já foi mencionado nesse meio de comunicação?

Pois bem... agora o que isso tem a ver com as questões ambientais? Resposta: Tudo!!! Afinal, se há um ditado que diz que a gente é o que a gente come (concorda, ou não?), em relação aos meios de comunicação, a gente poderia traçar um paralelo e dizer também que a gente é o que a gente assiste. (complicado essa afirmação, não é mesmo!!)

Explicando, o que vemos hoje na tv, na sua maioria absoluta do tempo são propagandas dizendo para a população consumir, consumir, consumir.... pois tudo o que temos tem mais valor do que tudo que somos. Está começando a me entender???

Então se fazemos escolhas conscientes ao colocar em determinados canais ou programas que nos submetem algo de valor pessoal, ou seja, relacionado a emoção/razão do ser humano, consequentemente estaremos aprendendo algo e fazendo com que aquela informação seja difundida de maneira consciente, contribuindo assim com a melhoria ambiental, do contrário estaremos praticando ações que estarão relacionadas ao concreto/abstrato, ou seja, estaremos dando valor aquilo que adquirimos, consequentemente estaremos contribuindo com as práticas que prejudicam o meio ambiente.

Temos que ter em mente que a mídia também é um instrumento educativo, e que sendo assim, devemos utilizá-la de forma a contribuir com as ações ambientais e não o contrário....

Abs,
Ivan

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem completa razão Ivan

O cuidado com a informação é essencial para nossa formação enquanto cidadão
Somos aquilo que assistimos...vixi que podre...eu estou uma mistura de Bonner e Tas, com a voz da Valéria Grilo!kkk

Katarini

Anônimo disse...

Concordo em parte...
Tá certo que a maioria da população fica "refem" de péssimos programas, mas o discernimento e a possibilidade de escolha também são importantes...Escolho novelas e séries americanas porque me distraem, mas sei que é tudo mentirinha...hehehehehe
Fer