terça-feira, 8 de julho de 2008

Eu, a Água e a Floresta

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Hoje vou falar um pouquinho de mim...
Entrei no Vidágua meio sem querer. Não conhecia a instituição e o Ivan (que faz parte do Vidágua, escreve aqui de quinta-feira e foi meu colega de faculdade) me convidou pra ajudar como voluntária.
Comecei a freqüentar o escritório, ajudar no que podia e fui me envolvendo.
Hoje não troco o IAV por nada. Faço o que posso pra ajudar a manter a instituição e trabalho pensando que o que fazemos vai refletir no futuro, melhorando um pouco nosso planetinha.


E nesse tipo de “trabalho” não da pra separar muito o que fazemos, do que acontece em casa.
Por exemplo, tenho um sobrinho de 4 anos (Luiz Felipe) e uma sobrinha de 1 ano e meio (Ana Luisa).
Meu sobrinho é muito esperto e eu sempre converso bastante com ele (bastante mesmo, ele fala pra caramba...). E de tanto falar, ele já sabe que comigo pode perguntar e falar sobre árvores, bichos, lixo, água...
“o mais importante é o nosso planeta, né tia??” E eu fico toda orgulhosa!!!!
“olha que sujeirada, tia!! A gente não pode jogar lixo no chão, né??” E a tia aqui quase morre de felicidade de ter um sobrinho tão inteligente!!!

Mas falando sério, o importante é ver que tudo o que fazemos não é em vão, que conseguimos atingir algumas pessoas com nosso trabalho (mesmo que seja dentro de casa...)
E é bem legal quando encontro na rua um pessoalzinho que diz:
- Oi tia do Vidágua!!! Quando vamos plantar mais árvores???
E isso vale muito!!!!
Apesar da zorra que a criançada faz durante as palestras, temos certeza de que alguns toques ficam. Das mais de 100 mil pessoas com as quais já trabalhamos, se conseguimos que pelo menos 10% tenham pensado sobre mudanças de atitudes, já cumprimos nosso objetivo!!!
Sei que parece que não é muito, mas também sei o quanto é difícil mudar hábitos e comportamentos...

E mais difícil é fazer com que o pessoalzão entenda o que nós, “urbanóide” temos a ver com a florestas, rios, mares...
Isso porque fazemos uma senhora confusão com as expressões “meio ambiente” e “natureza”, e nos colocamos a parte disso tudo.
Meio Ambiente inclui tudo, homem, bicho, planta, cidades, indústrias... É onde vivemos, nos relacionamos com outros seres e de onde retiramos o necessário para nossa sobrevivência (matéria-prima, alimento, ar, água).
Natureza entendemos como os ambientes naturais e os recursos da natureza. E estes fazem parte de nosso meio ambiente.
Ou seja, homem, bicho, planta, água, tá tudo no mesmo barco!!!

A manutenção de nossa vidinha urbana depende da preservação do ambiente natural. O que comemos, vestimos e consumimos diariamente, de uma forma ou de outra tem sua produção ligada a extração ou utilização de algum recurso natural.
Olhe a sua volta... Mesmo a tela deste computador precisou de algum elemento natural, em algum momento da cadeia de produção, para ficar deste jeitinho e tornar possível que você acessasse e lesse este blog...
Não é tão simples, mas vou seguindo esse trampo que considero uma missão!!!
E mesmo pequenas demonstrações de reconhecimento fazem valer a pena ser chamada de tia por outros além do Felipe e da Ana...

Inté!!

Nenhum comentário: