quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novos horizontes são possíveis...

Água e Floresta, que educação é esta? - Ivan


A educação é hoje mais importante do que nunca... A defesa e melhoramento do ambiente, a erradicação da pobreza e a criação e manutenção de uma sociedade democrática impõem importantes exigências ao sistema educativo.

Como foi publicado recentemente na revista Professores "O nível de conhecimento científica dos cidadãos é utilizado, frequentemente, como indicador do estado de desenvolvimento dos países. Elevados níveis de literária científica estão na base não só da construção de uma cidadania informada, determinante para a tomada de posição sobre temas do quotidiano, como também do aumento dos níveis de inovação científica e tecnológica, fundamentais para o desenvolvimento". A educação tem de ser encarada como um instrumento poderoso na definição do tipo de sociedade que pretendemos para o próximo século.

Chegamos a uma situação vital: o futuro do nosso planeta está naturalmente ligado à educação e ao nível de conhecimento dos indivíduos, tanto à escala local como à escala global. Uma população instruída interroga os fenômenos naturais e sociais de modo permanente, permitindo distinguir o essencial do supérfluo, ao mesmo tempo que legitima as ações.

O conhecimento deverá impregnar a educação e vice-versa, facilitando deste modo, a formação de um espírito de abertura a um mundo novo, caracterizado pela flexibilidade e pela poli valência constante.

Nenhum comentário: