sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mídia, Eu?!

- Mitos e 1/2 Ambientes - Ani (nas merecidas férias) e Camis (aquela vos fala) -


Salve, Salve!

E não é que duas semanas passam voando?! Já estou de volta ao estágio aqui no Vidágua, e a minha companheira de labuta (como ela mesma diz) se foi para o descanço no leito do lar, naquela cidade grande de São Paulo. Boa sorte ae Ani ! rs....

Bom, mas vamos ao que interessa:
Essa semana estava eu mudando os canais da minha televisão em um movimento rápido e contínuo, quando uma matéria na Tv Brasil me cativou - a reportagem era sobre novas mídias, e havia alguns especialistas falando sobre o assunto, além de alguns exemplos do surgimentos de novas formas da informação e comunicação, dentre os quais, o que mais me chamou a atenção, foi o de um moço em Rio Branco no Acre que é conhecido na cidade por espalhar cartazes com mensagens de cunho político e socio-ambiental. Toda a arte dos caratazes é feita por ele, assim como os textos também...e quando questionado a razão dele fazer tudo isso, ele respondeu que acreditava que ele próprio podia se entender como mídia e informar aos outros toda a sua opinião a respeito daquilo que ele gostaria de falar e discutir sobre.

Fiquei com isso na cabeça, e compartilho aqui toda a minha divagação para com o assunto: o rapaz ae de Rio Branco , teve uma bela sacada...não há nada mais midiático que nós mesmos,você pode ser mídia... pode, da forma que você quiser, fazer com que a sua mensagem chegue aos olhos alheios e provoque algo nas pessoas...não precisa sair colando cartazes com suas opiniões pelas ruas, mas você pode tomar algumas atitudes diferentes, que vão beneficiar o meio ambiente em que vivemos, e as pessoas ao seu redor vão perceber tuas atitudes e quem sabe a gente não engaja mais e mais gente?...será que eu tô sendo clara?! mania de falar, falar ....bom deixa eu exemplificar a minha idéia: o modo como a gente se veste, é uma forma de expressão, se pararmos para pensar...opiniões e experiências vividas pairam sobre o momento de decisão entre a camiseta básica ou estampada, mesmo que o movimento de escolha seja tão corriqueiro...

E porque não se vestir, se usar como própria mídia, de uma idéia ecologicamente inteligente? no mercado já há várias opções de roupas com tecidos de material reciclado, como a camiseta do Vidágua de fibra de garrafa PET ( merchandising , não?!!rs...)...há bolsas femininas bem grandes pra gente usar na compra do supermercado e diminuir o uso das benditas sacolinhas plásticas, há chinelos com fibra de pneus reutilizados...com a quantidade de lixo que a nossa humanidade produz, com certeza deve haver mtas idéias criativas para se reutilizar todo esse lixo, transformando-o em roupas....e ajudando o meio ambiente!

Algumas decisões ou atitudes simples no nosso cotidiano fazem a diferença, e quanto mais gente tomar atitudes certas melhor.A mudança coletiva só se faz quando cada um se transforma individualmente, o individual é o caminho para o coletivo.
E se entender como mídia, se entender como outdoor das nossas opiniões é incentivar o florescimento de discussões e atitudes que beneficiem o nosso mundo....tem um poema da Cora Coralina que diz: "... nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas" e a intenção é mais ou menos essa, do que adianta se dizer cidadão se não fazemos nada em relação ao nosso ambiente, a nossa politica, a nossa vida? se não nos entendermos como sujeitos atuantes do esquema todo ?!


Pra ir finalizando...

http://www.ecotece.org.br
site de um instituto que preza pela moda verde. Vale conferir!

http://sombarato.blogspot.com/2008/03/clementina-de-jesus-marinheiro-s-1973.html
e como sempre: Música!
e como Domingo tem mais uma edição da Parceria Vidágua & Fuá com Batuque, com muito samba de roda e conscientização verde, vou deixar um presentinho pra vocês...link pro download do cd da Clementina de Jesus...mais raíz impossível!


acabou-se.
abraços ai !
inté
Camila

Nenhum comentário: