quinta-feira, 3 de julho de 2008

Educação Ambiental nas escolas

Água e Floresta, que educação é essa? - Ivan


Ensinar é uma tarefa cansativa, exigente e, às vezes, difícil. Porém, não há dúvidas de que seja um trabalho muito gratificante. Ensinar é, na verdade, uma simbiose: o aluno aprende com o professor e o este aprende com o aluno. Juntos, ambos crescem.

A educação ambiental (EA) é uma forma abrangente de educação, que propõe atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo permanente. Ela procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. O ensino de EA nas escolas é um ótimo meio para tornar os cidadãos conscientizados ambientalmente. Muitos países europeus, como a França, que usam a EA como meio de ensino, acabam tendo bons resultados, formando diversos indivíduos com senso ecológico. Existem alguns obstáculos quanto a implantação da EA em países que não a ensinam nas escolas. Alguns deles são o número de alunos e de professores, predisposição destes professores em passar por um processo de treinamento, vontade da diretoria de realmente programar um projeto ambiental que vá alterar a rotina na escola, etc.

Porém, a EA tem se mostrado cada vez mais urgente. O consumo desenfreado dos recursos naturais e práticas rotineiras de desperdício são os fatores mais preocupantes. É necessário, então, que façamos algo. Não podemos apenas ficar observando áreas serem devastadas e o ECOnômico prevalecer sobre o ECOlógico. Somente através da EA conseguiremos atingir e reconstruir um mundo melhor. É necessário que os indivíduos cresçam com essa visão de mundo a fim de que vejam que o planeta de que fazem parte é frágil e que se não cuidarem dele, ele ficará inóspito num futuro não muito distante...

E você, se considera um cidadão consciente de seus atos ambientais?

Abs e até semana que vem...

2 comentários:

Anônimo disse...

Educação ambiental é realmente muito compleza e exige que cada um faça sua parte.
Obrigado pela reflexão!

Anônimo disse...

Consciente sim, mas como é difícil manter todas as posturas ecologicamente corretas no dia-a-dia. Tomar banho demorado no frio, não jogar bituca nas ruas, tentar reduzir o número de sacolinhas que utilizamos no supermercado... como é difícil, mas necessário. Ótimas reflexões nesse blog. Gostei!!! Abs.

Sabiá