segunda-feira, 28 de julho de 2008

PROFISSÕES PARA AJUDAR A ÁGUA&FLORESTA


Políticas para a preservação da Água&Floresta – Ivy

Já foi o tempo em que trabalhar com meio ambiente se restringia às profissões das ciências biológicas ou engenharias agrícola, agronômica e florestal. Além de terem surgido diversos cursos novos na área, hoje em dia qualquer profissional pode atuar com as questões ambientais.

Por que esse assunto aqui nesta coluna? Simples: estamos falando de políticas para a preservação da Água&Floresta, e é preciso ressaltar que todos nós podemos e devemos participar deste processo, independente de nossa formação! O tema meio ambiente é um catalisador de pessoas preocupadas com a vida e com o planeta, por isso cada um de nós acaba encontrando nos seus dons “laborais” algo que possa contribuir nesta jornada.

Ontem, participando do Fuá com Batuque*, tive uma experiência neste sentido. Uma menina disse que gostaria de trabalhar em algum projeto relacionado à fauna, mas justificou que era formada em psicologia e que não tinha a ver com o assunto. Num primeiro momento, realmente, não há relação. Mas se pensarmos que para garantir a preservação de espécies animais é necessário envolvermos as pessoas que moram no entorno de uma mata, por exemplo, encontramos um espaço onde o psicólogo pode muito bem desenvolver seu trabalho. Isso exigirá também que esse profissional tenha contato com a parte técnica do assunto, conhecendo as espécies do local, indo a campo, enfim, se aproximando do natural.

Como me lembrou a Katarini ontem (valeu!), no trote da UNESP aqui em Bauru este ano foi feita uma caminhada, onde cada curso exibia uma faixa onde a relação daquela profissão com o meio ambiente estava traduzida numa frase, mostrando a transversalidade do assunto.

Eu mesma tenho que explicar a todo o momento que não sou bióloga, sou relações públicas. Tento aplicar o que aprendi na faculdade nas minhas tarefas dentro do terceiro setor ambiental.

Se você estuda ou tem uma profissão que, numa visão tradicional, não faz parte do meio ambiente, ANIME-SE! Para cuidar da VIDA, todas as profissões são bem vindas!!!

Até a semana que vem!

* Falando em Fuá, dá uma olhada na galera reunida ontem (foto lá em cima), curtindo o som do Bolo de Nega. Você tem dúvida de que a cultura e o meio ambiente podem conectar as pessoas, trazendo alegria e preservação?

Um comentário:

Anônimo disse...

olá Ivy não é porque eu te conheço não!
achei muito válido e confiável seu texto. é se dando um balde de água fria que se acorda o " mundo para a vida".
continue assim...
abraço

Rodrigo Neves