segunda-feira, 7 de julho de 2008

QUEM DEVE CUIDAR DA ÁGUA&FLORESTA????

Desde quando eu era uma estudante universitária sabia que meu lugar de atuação profissional não seria uma empresa. Não tenho nada contra, mas nunca tive perfil para isso. Aí comecei a estudar os tais “setores sociais” e descobri suas diferenças e mesmo as divergências que existem nas definições. A linha que mais me identifico e é a mais utilizada classifica da seguinte forma: primeiro setor é o Estado (interesse público); segundo setor é o capital produtivo (interesse privado); terceiro setor são as organizações da sociedade civil organizada (interesse público num grupo privado).

Bom, o público e o privado todos estão cansados de entender, mas e o público/privado??? Há uns dois anos a mídia (e há mais tempo alguns teóricos, como Emir Sader) vem fazendo uma análise mais crítica sobre o papel do Terceiro Setor (nós, as ONG’s). Pontos negativos: estariam ocupando tarefas do Estado? Captam recursos para projetos em valores que poderiam erradicar os problemas sociais, se bem distribuídos? Beneficiam apenas uma elite? Desviam dinheiro público? Pontos positivos: geram autonomia dos grupos sociais? Estimulam a participação e o protagonismo? Propiciam o pensamento crítico? Fortalecem as relações entre grupos distintos? Difundem formas criativas de geração de renda e emprego?

Neste final de semana, mais um elemento veio somar a toda essa confusão que se faz na minha cabeça. Assisti ao filme “Quanto vale ou é por quilo”, de Sérgio Bianchi, onde duas épocas diferentes (escravidão e tempos atuais) são comparadas, tendo em comum um mercado onde o produto é o ser humano. Para retratar essa relação nos dias de hoje, o Terceiro Setor é utilizado, especificamente as instituições da área social. O filme é excelente (e instiga muitas reflexões, apesar de eu não concordar com alguns dos argumentos utilizados) e sua discussão pode ser vista na página http://www.quantovaleoueporquilo.com.br/.

Se pensarmos que a Água&Floresta são recursos naturais básicos à vida e a todo o sistema produtivo, é lógico admitir que sua preservação é responsabilidade de TODOS os setores, não é???

Para mim, SIM. Depois de 8 anos no Terceiro Setor, acredito no papel da sociedade organizada para mudar a realidade e construir um mundo melhor (VIVA AS UTOPIAS!). Mas descobri que muitas pessoas se aproveitam da imagem que as ong’s têm (ou tinham, até bem pouco tempo) de idoneidade. Gente, pensem comigo: tudo o que for feito pelo SER HUMANO carregará as qualidades e os defeitos do SER HUMANO.

Temos que ser COERENTES nos nossos projetos, inclusive de vida. Deixar claro qual o papel do Estado, das Empresas e da Sociedade Civil e não usar as causas COLETIVAS se transformarem em puro marketing social ou ambiental. É isso que tentamos a todo o momento e, posso dizer a vocês, não é tarefa fácil!!!

Esse assunto pode dar pano pra manga!!! Gostaria muito de saber a opinião dos internautas que acessam este Blog, pois essa é uma discussão atual e necessária. Enfim, QUAL O PAPEL DE CADA UM NA DEFESA DA ÁGUA&FLORESTA???

Nenhum comentário: