segunda-feira, 21 de julho de 2008

BALDE DE ÁGUA FRIA!!!!


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy

A galera que vive pensando em como melhorar a vida no Planeta quebra a cabeça imaginando a melhor maneira de fazer as pessoas nos ouvirem (é, estou incluindo o VIDÁGUA neste rol). Uma das estratégias são as famosas campanhas. Água&Floresta é a nossa! Mas tem também as do Instituto Socioambiental (Y Ikatu Xingu - www.yikatuxingu.org.br – e De Olho nos Mananciais – www.mananciais.org.br), WWF (ÁGUA para a Vida – www.wwf.org.br), SESI (ÁGUA é vida, cuide desse bem – www.sesisp.org.br). Até a Campanha da Fraternidade já teve a ÁGUA como tema!!!


Desde que o VIDÁGUA foi fundado (o nome não nega), nossa preocupação com os recursos hídricos esteve presente. Sujeira no Rio Bauru (o esgoto, que persiste a sujar o rio que dá nome à nossa cidade), exploração do Rio Batalha (a falta das matas ciliares, que enfraquece o rio desde sua nascente), e a maioria das pessoas vendo no discurso ambiental algo catastrófico: mas, como é que no Planeta ÁGUA, podemos ter falta deste recurso?


Quando a gente pensa na ÁGUA, imagina a torneira, o galão, a praia, o rio para navegar e nadar. Mas a gente esquece que não se bebe ÁGUA salgada, que não dá para usar a ÁGUA congelada nos icebergs, que é caro perfurar poços e construir estações de tratamento. Esquece também de um problema cada vez mais comum no Estado de São Paulo: a contaminação da ÁGUA!!!


Você acha possível beber a ÁGUA do Rio Tietê, no trecho de Itu à São Paulo? Ou, quem sabe, de poços clandestinos em postos de gasolina? Ou ainda de mananciais embaixo de cemitérios? Pensando em tudo isso, você acha possível fecharmos os olhos para esta situação e simplesmente continuar falando por aí que falta de ÁGUA é uma visão catastrófica???? Quando a gente fala da falta de ÁGUA, é sobre ÁGUA COM QUALIDADE!!!! ÁGUA que se pode usar na agricultura (que, aliás, gasta 70% da ÁGUA consumida), nas criações de animais, para o consumo humano, para garantir o fluxo dos sistemas hidrológicos.


Sabe o que é pior? Se existem tantas campanhas para se falar sobre ÁGUA, é sinal que tem muita gente ainda de olho fechado... acho que vou jogar um balde de ÁGUA na cara desse povo, quem sabe não acordam para a vida? Ou seria para a ÁGUA?


Até a próxima semana!!!!!!


P.S.: enquanto escrevo, da minha janela ouço o esguicho apitando, enchendo um quintal de ÁGUA.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá Ivy não é porque eu te conheço não!
achei muito válido e confiável seu texto. é se dando um balde de água fria que se acorda o " mundo para a vida".
continue assim...
abraço

Anônimo disse...

olá Ivy não é porque eu te conheço não!
achei muito válido e confiável seu texto. é se dando um balde de água fria que se acorda o " mundo para a vida".
continue assim...
abraço